É destaque internacional que decorre a partir de segunda-feira, a 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão. O evento que junta representantes de 197 países, incluindo os da União Europeia, serve de espaço para a discussão de planos para a mitigação do aquecimento global.
Considerada crucial para aumentar o financiamento climático até 2030, a 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), decorre de 11 a 22 de Novembro.
É uma reunião anual que visa promover acções para os países mitigar alterações climáticas através de acções que permitam a redução das emissões de gases de efeito de estufa.
A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em Baku, capital do Azerbaijão, junta representantes de 197 países e da União Europeia, e terá pela primeira vez a participação do Afeganistão, apesar do governo talibã não ser reconhecido a nível internacional.
A Cimeira acontece numa altura em que a Espanha foi recentemente afectada por tempestades que causaram mais de duzentas mortes, justificando a necessidade de acelerar políticas que travem o aquecimento global.
Entre os pontos da agenda, destaca-se a Nova Meta Colectiva Quantificada (NCQG), depois de em 2015, na COP 21 em Paris, os governos terem estabelecido uma verba de 100 mil milhões de dólares por ano.
Na mesa de agenda estará também o balanço global dos progressos desde o Acordo de Paris sobre redução de emissões, alcançado na COP21, para que todos os países apresentem os seus planos.
Financiamento para combater aquecimento global é o tema principal da Cop29. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
Reprovado empreiteiro escolhido pelo Governo para as obras de protecção Costeira na Beira
Futebolistas moçambicanos vitoriosos na diáspora
Oposição no Congo contra tentativas de perpetuação do poder do presidente