O novo Presidente de Botswana tomou posse, esta sexta-feira, apelando à unidade, depois de uma eleição que pôs fim a 58 anos de governação do antigo partido.
O Umbrella for Democratic Change, uma coalizão da Frente Nacional de Botsuana e da Aliança para Progressistas, conquistou 36 assentos parlamentares e negou ao ex-presidente, Mokgweetsi Masisi, um segundo mandato.
Duma Boko prestou juramento diante de milhares de cidadãos e delegados, na cidade de Gaborone, capital de Botswana, na sexta-feira, após chegar em um veículo aberto acompanhado por soldados carregando bandeiras.
Ao discursar à nação, em seu primeiro discurso oficial como presidente, Boko encorajou os presentes a darem um pouco de amor ao seu antecessor, que era frequentemente alvo de vaias, e elogiou sua disposição de ceder o poder sem incidentes, cita o African News.
Boko descreveu a mudança de Governo em Botswana como um momento histórico e enfatizou a necessidade de evitar disputas e conflitos pessoais.
Expressou também o amor por seu país e a apreciação que lhe foi demonstrada ao ser eleito para o mais alto cargo do país.
Durante a campanha, o partido de Duma Boko prometeu combater a corrupção e introduzir um salário mínimo de 4.000 Pula (US$302) por mês, subsídio de desemprego, aumentar os benefícios para a velhice e construir novas empresas.
O antigo presidente do Botswana Ian Khama, o vice-presidente sul-africano Paul Mashatile e o líder dos Combatentes pela Liberdade Económica da África do Sul, Julius Malema, estavam entre os dignitários presentes na posse. Read More O País – A verdade como notícia
More Stories
MADER trabalha para que Moçambique deixe de depender da África do Sul
Queima de pneus no asfalto vai degradar estradas
Dois agentes da PRM detidos por tráfico de drogas