Novembro 8, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

PRM apreende 11 bombas caseiras na Beira

 Foram apreendidas 11 bombas de fabrico caseiro e 30 pneus, na noite de ontem, no bairro da Munhava, na cidade da Beira. Os fabricantes dizem que as bombas e os pneus seriam usados para manifestações de reivindicação dos resultados e, que, os mesmos não pertencem a qualquer partido.

As bombas feitas de garrafas, combustível e fiapos, fabricadas em casa, seriam usadas nesta sexta-feira (08), nas ruas da cidade da Beira por um grupo de jovens que residem no bairro da Munhava. Os jovens dizem que apenas queriam incendiar pneus.

“Era para colocar no pneu, deixar na estrada, para quando uma garrafa partir-se atirar uma outra para pegar fogo”, diz um dos indiciados.
Aliás, diz que nas marchas anteriores, as manifestações foram pacíficas e que esta nova ideia seria aplicada, também, “pacificamente”.

Estamos a manifestar por causa dos resultados e fizemos manifestações pacíficas, e há sempre alguém que dá uma ideia mas não posso revelar quem”. O jovem disse igualmente “não pertencemos a nenhum partido”.

Segundo a Polícia, contrariamente ao que os indiciados dizem, as bombas caseiras seriam usadas em actos criminosos. “As bombas caseiras não visam queimar pneus, estas visam a destruir bens. É com estas bombas, que estes indivíduos queimam viaturas, destroem antenas de telefonia móvel e tomam de assalto alguns estabelecimentos comerciais”, disse Roberto Selemane, porta-voz da PRM em Sofala.

Também, a Polícia disse que há pistas para o encalço dos outros 14 jovens envolvidos no fabrico das bombas caseiras.

Ainda sobre as manifestações o ambiente voltou a normalidade na cidade da Beira, com a movimentação de pessoas e bens em toda a urbe sem receio por parte dos munícipes, tal como diz Antónia, “tudo voltou à normalidade”. A mesma normalidade é referida pelo comerciante, Muhammad Waseem, “hoje abrimos lojas e está muito calmo”, acrescentou.

Na cidade de Chimoio, dois agentes da Polícia foram feridos, quando tentavam remover barricadas numa via pública. “A população arremessou pedras e acabou ferindo os agentes, mas tiveram pronto socorro. Durante este período tivemos dois detidos que tentavam queimar pneus na via pública”, disse Mouzinho Manasse, porta-voz da PRM em Manica.

E, na província de Nampula, a Polícia deteve 14 pessoas sob acusação de manifestações violentas, contudo, a situação está controlada e a vida voltou à normalidade.

“Queremos reiterar a população para que não aderiram às manifestações com intuito de saquear e vandalizar bens e actos criminais. pautem por marcha pacífica que a Polícia estará pronta para para manter a ordem e segurança pública”, diz Rosa Chaúque, porta-voz da PRM em Nampula.

Ainda em Nampula, no distrito de Angoche, houve um naufrágio na passada quarta-feira que vitimou 4 pessoas e nove foram resgatadas com vida. Read More O País – A verdade como notícia

About Author