EcoNotícias

Explore Moçambique em uma Única Plataforma! Agregamos as Notícias Mais Relevantes para si

Todos os caminhos vão dar ao pavilhão da Politécnica esta sexta-feira!

A Politécnica e Ferroviário de Maputo jogam, esta sexta-feira, às 19h45, no pavilhão dos “politécnicos”,  o acesso à finalíssima da Taça Maputo Jogabets 100 Paus. O vencedor desta partida, inserida na jornada 8 da prova, vai defrontar o Costa do Sol, detentor do troféu, no duelo de decisão do título.

É pegar ou largar. Jogo de definição do segundo finalista da Taça Maputo JogaBets em seniores masculinos, jogo de elevada emoção. Interrompido em Junho último, devido ao estado escorregadio da quadra do pavilhão d’A Politécnica, o duelo entre “politécnicos” e “locomotivas” coloca, esta sexta-feira, todos os holofotes da modalidade da bola ao cesto na capital virados para o bairro central.

Onde, de resto, o vice-campeão nacional e candidato à conquista das provas em que participa  bate-se com um conjunto de “putos”  irreverentes e com total disponibilidade na quadra.

À entrada desta ronda decisiva, o Ferroviário de Maputo, vice-campeão nacional, é terceiro classificado com 17 pontos, menos um que a A Politécnica.

Pelo que os comandados de João Mulungo e Gerson Novela (Gone) têm que ganhar ou ganhar. Depois da derrota na estreia frente ao Costa do Sol, os “locomotivas” somaram por vitórias todos jogos até então realizados na Taça Maputo Jogarbets 100 Paus.  Para  ombrearem com o Costa do Sol na decisão de um título, uma vez mais, terão que se apresentar na quadra concentrados e com elevada capacidade defensiva e clarividência ofensiva.

Sem muita pressão de título e muito forte nas transições , a A Politécnica, um conjunto onde não há estrelas da companhia, tem sido um exemplo de resiliência. Pois, ao perder muitos dos seus activos época após época, o “coach” José “Matilo” Macuácua consegue montar uma estrutura que lute pelos lugares de pódio.

De tal forma que, ano passado, foi finalista da Taça Maputo JogaBets 100 Paus e, esta  temporada, colocou em sentido o Costa do Sol, detentor do troféu, adversário a quem venceu por 60-59.

Em estado de graça,  a A Politécnica  vai procurar manter o rolo compressor e chegar à vitória que abra caminho para continuar a cotar-se na bolsa do basquetebol moçambicano.

 

Comissão de gestão da ABCM repreende dois árbitros internacionais

Do futebol ao basquetebol! O fim-de-semana foi fértil em casos envolvendo arbitragens, que, regra geral, geram contestação dos treinadores e adeptos.  Na quadra, o emotivo duelo entre o Desportivo de Maputo e Costa do Sol em seniores masculinos, que terminou com a vitória dos “canarinhos” por 73-71, resultado que permitiu o seu apuramento para a finalissíma da Taça Maputo, foi marcado por reclamações por da parte dos “alvi-negros”.

É que, num dos lances da partida, a equipa de Carlos Manuel Ferro (Carlinho) contestou uma decisão dos árbitros António Sitoe (internacional) e Hermenegildo Mandevo que terão favorecido os “canarinhos” e, causa-efeito, ditado o desfecho da partida.

Tal situação não passou despercebida à Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) que deu uma repreensão registada aos  mesmos por “erro registado no jogo realizado no dia 6/7/2024 entre o Costa do Sol e Desportivo em seniores masculinos, a contar para a 11.ª jornada da Taça Maputo Jogabets.”

Ainda no rol de repreensões registadas, a árbitra internacional Maria Liliana Bagnath foi advertida pela Comissão de Gestão da ABCM por postura incorrecta perante o treinador da equipa sénior feminino de basquetebol do Desportivo de Maputo, Lourenço Buque. A árbitra, sabe “O País”, terá se dirigido ao “coach” depois deste ter reclamado um lance por si ajuizado que prejudicava a sua formação de forma ofensiva, considerando que esta não ganha jogos.

“Queremos, desde já, afirmar que a Comissão de Gestão condena veementemente este e outro tipo de comportamentos que não abonam em nada o jogo de basquetebol, bem como a verdade desportiva, pautando por falta de deontologia profissional e desrespeito pelo próximo. E serão levadas a cabo medidas mais severas para inibir estes comportamentos por parte da arbitragem, treinadores e atletas”, adverte a Comissão de Gestão de Basquetebol da Cidade de Maputo em comunicado.

A nota refere ainda que, “assim sendo, estaremos mais atentos e comunicativos para que estas e outras situações sejam evitadas para o bem do basquetebol, e em prol da verdade desportiva que é um dos lemas desta Comissão de Gestão.”

About Author