EcoNotícias

Explore Moçambique em uma Única Plataforma! Agregamos as Notícias Mais Relevantes para si

Areeiro ameaça segurança de casas na Matola

Moradores dos bairros Boquisso e Ngolhosa, no  Município da Matola, denunciam a existência de uma mina de extracção de inertes na área de servidão militar e no meio da comunidade, projecto que ameaça a segurança das suas casas devido às contínuas escavações de areia.

Os moradores do bairro de Boquisso e Ngolhosa denunciam a existência de uma  mina que opera no interior da área de servidão militar, onde há, também, curiosamente, residências. Este cenário, dizem, coloca em perigo as suas  residências devido às escavações cada vez mais profundas.

“Há escavações lá.  Há movimentações de camiões todos os dias.  As nossas casas não estão seguras. Com as mudanças climáticas, estamos expostos ao risco”, queixou-se um dos moradores.

Os moradores já submeteram uma queixa ao Município da  Matola para exigir o encerramento da mina. Não tendo resultado, recorreram ao governador da Província de Maputo, dirigente que garantiu a suspensão imediata das actividades.

“Temos conhecimento.  Nós recebemos a carta.  A população escreveu, de facto, uma carta a colocar este assunto de extracção de areia. Como sabe, são várias  as entidades envolvidas nesta questão de licenciamento de actividade económica, na nossa província. Portanto, o que nós fizemos de imediato foi suspender a actividade. Mandamos suspender a actividade para esclarecer o que está a acontecer”, disse o governador da Província de Maputo, Manuel Tule.

Entretanto, mesmo depois das palavras do governador, a mina continua a operar para o desagrado dos moradores, que voltaram, esta segunda-feira, ao gabinete do dirigente para exigir explicações. Depois de quase cinco horas de reunião, que juntou os moradores e directores do governo provincial, os queixosos saíram com mais uma promessa.

O Ministério da Defesa Nacional, através do Quartel General, diz não saber do assunto. Ainda assim, prometeu averiguar para melhor posicionamento.

About Author