EcoNotícias

Explore Moçambique em uma Única Plataforma! Agregamos as Notícias Mais Relevantes para si

Reconstrução da EPC Unidade 24 vai custar 160 milhões de meticais

A direcção da Educação diz já ter mais de 160 milhões de Meticais para erguer nova infra-estrutura, no espaco onde funcionava a Escola Primária Unidade 24, na Cidade de Maputo. A ruina foi destruida no ano passado, mas o espaço continua a albergar malfeitores e a acumular lixo.

O capim alto tornou-se a principal característica do local onde, até 2016, funcionava a Escola Primária Unidade 24, na cidade de Maputo.

É que mesmo depois de destruída a infra-estrutura, que já se encontrava degradada, em Março do ano passado, os moradores dizem que o espaço continua abandonado e está a tornar-se numa lixeira.

“Às vezes as pessoas deitam gatos mortos, ratos e lixo caseiro. É triste ver um cenário destes logo no interior da cidade”, lamentou Pedro Machel.

O espaço tem servido também de esconderijo para malfeitores, sobretudo, à noite e nas primeiras horas do dia, segundo relatam os munícipes. Estes dizem não entender as razões para ainda não ter sido erguida outra infra-estrutura no local.

“As pessoas que saem para trabalhar muito cedo são assaltadas aqui”, lamentou Josina Mabote.

A direcção da Educação da Cidade de Maputo explica que vai reconstruir a escola e as obras estão avaliadas em 160 milhões de meticais, financiados pelo Banco Mundial.

“É provável que este ano iniciemos, mas não vamos conseguir terminar por se tratar de uma construção em altura e também devido à aproximação da época chuvosa que impede o desenvolvimento que gostaríamos”, explicou Samuel Menezes, porta-voz da direcção da educação na cidade de Maputo.

Depois de reconstruída, a nova escola poderá ter três pisos, 20 salas de aulas, contra as anteriores dez, bem como, sanitários e um bloco administrativo.

“O projecto já foi submetido a direcção de infraestruturas e equipamentos escolares, estamos à espera que se lance o concurso. Por ser uma obra complexa, esta estará sob a alçada do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, com o nosso acompanhamento”.

A escola primária Unidade 24 foi encerrada em 2016 devido a problemas de infiltração.

About Author