EcoNotícias

Explore Moçambique em uma Única Plataforma! Agregamos as Notícias Mais Relevantes para si

Ministro do Interior promete resolver problema dos salários da Polícia

O Ministro do Interior, Pascoal Ronda, prometeu soluções definitivas para o problema do atraso salarial na Polícia, estando neste momento a decorrer um trabalho conjunto com o ministério da Economia e Finanças.

O atraso salarial na Polícia tem sido frequente nos últimos anos. O Comandante Geral, Bernardino Rafael, justificou em Novembro do ano passado que o problema devia-se à emigração do processamento de salários do Comando Geral da corporação para o Ministério da Economia e Finanças.

Ainda sobre o assunto, o presidente da Associação Moçambicana dos Polícias, Nazário Muanambane, disse que a introdução da Tabela Salarial Única (TSU) e as inexplicáveis falhas na redução (descontos) eram alguns prováveis problemas por detrás do atraso salarial.

Oito meses depois, a prioridade é a resolução do problema “de uma vez por todas”, segundo  manifestou Pascoal Ronda,  ministro do Interior.

“Estou lembrado que há dias recebi um grupo de colegas, em número de trinta e poucos, e vieram me dizer, estamos a trabalhar e estamos prontos para continuar mas temos limitações relacionadas com o salário, nós não estamos a receber salários e nós tomamos nota desta preocupação e nós junto do Ministério da Economia e Finanças estamos a trabalhar afincadamente, não estamos a descansados, queremos que o problema dos salários seja definitivamente resolvido.”

O ministro, que falava no Comando Provincial da PRM em Sofala,  também reiterou a importância da manutenção da protecção e segurança durante o processo eleitoral que se aproxima e apelou a boa actuação dos agentes da polícia.

“Nós devemos estar revisitados com os princípios, a lei e as normas que regem o processo eleitoral.”

Durante a sua visita à província de Sofala, o ministro do Interior se inteirou do estágio das obras de construção do novo edifício do SERNIC na cidade da Beira e inaugurou um sistema de comunicação moderno da PRM.

About Author