EcoNotícias

Explore Moçambique em uma Única Plataforma! Agregamos as Notícias Mais Relevantes para si

Três a cinco vítimas de AVC dão entrada no HCM por dia

Tende a aumentar o número de pessoas com AVC que dão entrada no Hospital Central de Maputo. O destaque vai para jovens. A unidade sanitária diz que a época fria é a razão da subida do número de casos, o que está a pressionar os profissionais.

O aumento de pacientes que dão entrada no Hospital Central de Maputo, vítimas de Acidente Vascular Cerebral, deve-se à ocorrência da época fria.

Por dia, são três a cinco doentes que se fazem à maior unidade sanitária do país, um número considerado superior em comparação com o do Verão.

“As pessoas não praticam actividades físicas, mas também os tipos de alimentos que consomem. Particularmente nesta época fria, há estudos que comprovam que os casos de AVC isquémicos aumentem, porque há uma tendência de o sangue se coagular e ficar mais viscoso”, explicou Dino Lopes, director dos Serviços de Urgências do HCM.

Os casos de AVC, que são, na sua maioria, de jovens, têm pressionado os Serviços de Cuidados Intensivos do Hospital Central de Maputo.

“O HCM não tem uma unidade de AVC, apesar de estar a envidar esforços. Isto acarreta de nós muita demanda no que diz respeito a recursos humanos, materiais e outros insumos, bem como espaço para internamentos.”

Além do AVC e outras doenças cardiovasculares, há também aumento de doenças infecciosas e respiratórias.

“Pessoas que têm doenças crónicas devem continuar a tomar a medicação e nunca abandonar tomar estilos de vida saudáveis para evitar estas doenças.”

Sobre o número de entradas por acidentes de viação, na passagem do Dia da Independência, o HCM diz ter recebido apenas dois pacientes vítimas de traumas.

About Author