Outubro 5, 2024

EcoNotícias

Explore o Mundo em uma Única Plataforma! Agregamos Notícias Relevantes para si

Crocodilos matam 10 pessoas em Manica

Dez pessoas morreram e outras 23 tiveram ferimentos após serem atacadas por crocodilos na província de Manica. Os casos ocorreram nos distritos de Tambara e Vanduzi.

 No distrito de Vanduzi, houve registo de quatro óbitos e a situação já começa a preocupar, à medida que os crocodilos.

 “Crocodilos estão a ameaçar. Há dias, uma mulher foi atacada e, no mês passado, uma menina também desapareceu quando ia buscar água. Durante esse ano já temos três pessoas que morreram”, disse Sábado Lima, líder do bairro 7 de Abril, em Gobogobo. 

 A quarta vítima sobreviveu após travar um intenso combate com o réptil.

 Lapson Trefire escapou à morte, mas tem sequelas para o resto da vida. Foi a última vítima de um crocodilo nesta região onde, apesar de ter sobrevivido, o animal levou sua farinha e tomate que acabava de comprar.

 “Tentei fazer esforço. Quando já agarrou-me, eu apertei-o na parte do pescoço e afastei o rabo para outro lado. Daí fiquei estatelado, já era noite, apareceu socorro de motorizada e me levou ao hospital”, conta a vítima.

  Porque a maior parte dos casos ocorreram quando as vítimas tentavam buscar água nos rios, a solução imediata para o Governo é abrir furos de água.

 Rafael Manjate, director provincial de Ambiente e Desenvolvimento Territorial assegurou que, ainda este ano, serão abertos naquele ponto pelo menos dois sistemas de abastecimento de água para assegurar que as populações não busquem água nos rios.

About Author